A Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo é a mais antiga escola com ensino secundário de Leiria.
Criada em 20 de Setembro de 1844, com a designação de Lyceu Nacional de Leiria, só em 4 de Maio de 1852 entrará em funcionamento.
As primeiras instalações foram as do Seminário Episcopal. Em Outubro de 1895, passou a funcionar em edifício próprio mandado edificar pela Junta Geral do Distrito, no Largo Camões. Este edifício dispunha de salas de aula, sala de professores, biblioteca, instalações de Ciências, pátio de recreio e ginásio. No entanto, fora pensado para 150 alunos, pelo que o crescimento do número de inscritos fará perceber a necessidade de novas instalações. Assim, em 1964, é construído um edifício novo em Porto Moniz (localização atual). No ano 2010, por ocasião da comemoração do 1º Centenário da República e no âmbito do programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário, as instalações da escola beneficiaram de uma profunda remodelação tendo em vista a sua modernização.
O primeiro reitor do Liceu foi António Tavares Godinho Pimentel e a atual diretora é a professora Cristina Freitas.
Desde 1912 que a o Liceu de Leiria assumiu como patrono o poeta Francisco Rodrigues Lobo (1580-1622). Este ilustre leiriense, Doutorado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi um escritor de renome, no seu tempo, pela pureza da sua linguagem. O Pastor Pereyrino é uma das suas obras.
Os 160 anos de história desta instituição falam por si! Para conheceres mais segue a ligação.
Olá! Gostamos muito da vossa escola!!
ReplyDelete(: até breve