O Largo Cândido dos Reis* é uma praça situada no centro histórico da cidade de Leiria. Desde Outubro de 1910 que tem esta designação. No entanto, em 1657 era conhecida como Terreiro das Camarinhas, passando a chamar-se apenas Terreiro em 1809 e, posteriormente, Largo D.Maria Pia.
Foi a parte nobre da cidade, pois é ao seu redor que estão alguns dos principais solares e palacetes da cidade. Nestas construções dos séculos XVII e XVIII, vivia a nobreza de Leiria: os Ataídes, o Barão do Salgueiro, o Barão de Viamonte, os Zúquetes, os Alçada e os Charters, entre outros.
Na Casa dos Ataídes, situada no lado oeste do largo, encontramos a Capela de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX. Recentemente, esta casa foi recuperada e é a sede da Caixa de Crédito Agrícola de Leiria. No outro lado do largo, a casa dos Charters foi convertida em Biblioteca Municipal. No solar do Barão do Salgueiro terão decorrido cenas descritas por Eça de Queirós n'Os Maias. No passado, terá existido uma outra capela (de são Brás) onde actualmente se encontra um edifício habitacional projetado por E. Korrodi.
Atualmente, o Terreiro continua a ser importante quer devido ao seu valor histórico, quer pelo
facto de ser um centro de atração turística, quer ainda por ser um local muito frequentado pelos jovens no período noturno, dado que lá existem espaços agradáveis de diversão.
* – O Almirante Carlos Cândido dos Reis, natural de Lisboa (16 de Janeiro de 1852), tem o seu nome associado à Revolução de 5 de Outubro, na qual se implantou a República.
Trabalho elaborado por:
Mónica Botas e Sara Matos
Afinal o Terreiro não é só espaço de diversão noturna. Já tem uma História e histórias para contar!
ReplyDeleteLeiria tem muito que explorar e vale a pena conhecê-la.