Thursday, March 8, 2012

Sé Catedral de Leiria

Em 22 de Maio de 1545 Leiria foi elevada a Diocese* pelo Papa Paulo III, a pedido de D. João III, rei de Portugal. As igrejas existentes na cidade mostravam-se demasiado pequenas para a população e desadequadas para sede diocesana. Assim, a Sé Catedral de Leiria foi construída entre 1550 e 1574, no centro da cidade, seguindo projeto do arquiteto Afonso Álvares.
Esta igreja foi parcialmente destruída quer por terramotos quer pelas Invasões Francesas e, por isso, foram necessárias algumas intervenções que levaram ao seu aspeto atual.
A Sé Catedral é um dos grandes edifícios do Renascimento tardio do nosso país e é das únicas que tem a torre sineira separada da mesma. A igreja combina os estilos maneirista e barroco, pelo que a fachada tem uma aparência pesada e fria. O seu interior é simples e tem duas séries de grandes e robustos pilares e, ainda, três naves decoradas com abóbadas acentuando a harmonia do edifício.
Em contraste com a sobriedade generalizada, as capelas apresentam retábulos setecentistas bastante ornamentados, várias lápides (algumas da autoria de Ernesto Korrodi) e um altar de talha dourada, na capela-mor. Na nave lateral esquerda, podemos observar a Capela do Baptistério, de estilo barroco, com uma pia baptismal monolítica.
Atrás da catedral, situa-se o claustro constituído por três galerias. A sacristia, situada na galeria lateral direita do claustro, é decorada com azulejos do século XVII e contém um fontanário de mármore. O adro, com escadaria ondulada é do século XVII, tal como os claustros.

* - divisão territorial eclesiástica semelhante ao Distrito na divisão civil.



Trabalho realizado por:
- Berta Antunes
- Carina Gameiro

No comments:

Post a Comment